Washington, D.C., EUA – 26 de abril de 2024 (AFP) – Os Estados Unidos anunciaram que forneceram à Ucrânia os tão esperados mísseis de longo alcance capazes de ataques precisos, e eles já chegaram ao país.
O assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse a repórteres na quarta-feira (24), que os Estados Unidos entregaram os Sistemas de Mísseis Táticos do Exército, conhecidos como ATACMS, para a Ucrânia. Ele também afirmou que os EUA enviarão mais.
A administração dos EUA afirma que o auxílio militar para cobrir os envios de mísseis foi organizado por meio da redução de custos em seu orçamento existente.
Observadores dizem que agora a atenção está focada em como o acesso da Ucrânia aos mísseis de longo alcance afetará o conflito.
No ano passado, os EUA forneceram mísseis de médio alcance com um alcance de cerca de 160 quilômetros. A mídia dos EUA relatou que os novos mísseis dão à Ucrânia quase o dobro dessa distância de ataque, chegando a 300 quilômetros.
O Instituto para o Estudo da Guerra, um think tank dos EUA, disse na quarta-feira: “A chegada de mísseis ATACMS de longo alcance em quantidades suficientes permitirá que as forças ucranianas degradem a logística russa e ameacem os aeródromos russos em áreas profundas no interior.”
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am