11.1 C
Kóka
domingo, 2024/05/19  9:41
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

EUA e Reino Unido impõem sanções a indivíduos e entidades iranianas após grande ataque a Israel

Teerã é alvo de medidas restritivas devido a ataque com mísseis e drones Tags: EUA, Reino Unido, Irã, Israel, sanções, ataque, Teerã.

Washington, EUA, 19 de abril de 2024 – Os Estados Unidos e o Reino Unido anunciaram hoje a imposição de sanções a indivíduos e entidades iranianas em resposta ao significativo ataque com mísseis e drones realizado contra Israel no último fim de semana.

O Irã executou o ataque entre sábado e domingo, alegando ser uma retaliação ao ataque israelense à embaixada iraniana na Síria no início deste mês.

O governo dos Estados Unidos declarou em comunicado nesta quinta-feira (18), que está mirando 16 indivíduos e duas entidades que possibilitaram a produção das aeronaves não tripuladas do Irã. Seus bens e interesses nos EUA estão congelados sob as sanções.

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou em comunicado nesta quinta-feira que consultou os líderes do Grupo dos Sete países após o ataque iraniano. Ele acrescentou: “Estamos comprometidos em agir coletivamente para aumentar a pressão econômica sobre o Irã.”

O Reino Unido também anunciou sanções nesta quinta-feira contra sete indivíduos e seis entidades que, segundo afirmou, possibilitaram a atividade desestabilizadora do Irã no Oriente Médio, incluindo seu ataque direto a Israel.

Os alvos incluem a Guarda Revolucionária Islâmica Marinha e executivos de empresas iranianas. Os indivíduos e entidades alvos estão sujeitos a um congelamento de ativos.

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, descreveu o ataque iraniano como “um ato imprudente e uma escalada perigosa.” Ele disse em comunicado: “Hoje, sancionamos os líderes militares iranianos e forças responsáveis pelo ataque do fim de semana.”