4.9 C
Kóka
sexta-feira, 26 dezembro, 2025 1:08: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estrutura AUKUS considera Japão para projetos de tecnologia de defesa

Cooperação japonesa está sendo considerada em um pacto de segurança trilateral que abrange a região do Indo-Pacífico.

spot_img

Tóquio, Japão, 10 de abril de 2024 (ANL-Japão) – A cooperação japonesa está sendo considerada em um pacto de segurança trilateral que abrange a região do Indo-Pacífico, conhecido como AUKUS (Australia, United Kingdon, EUA).

Os chefes de defesa dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália afirmam estar avaliando trabalhar com Tóquio em projetos de tecnologia avançada. Isso se encaixaria no quadro de segurança estabelecido pelo AUKUS.

Em uma declaração conjunta divulgada na segunda-feira, os três chefes de defesa afirmaram que o AUKUS reconhece “as forças do Japão e suas próximas parcerias bilaterais de defesa com todos os três países.”

Um dos chamados “pilares” do AUKUS prevê cooperação em tecnologias sofisticadas, incluindo mísseis hipersônicos e inteligência artificial.

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, tem buscado o aumento da participação de aliados e nações com interesses semelhantes.

Um oficial sênior dos EUA afirma que o assunto provavelmente será discutido quando Biden se encontrar com o Primeiro-Ministro Kishida Fumio em Washington nesta quarta-feira (10).

O Ministro da Defesa do Japão, Kihara Minoru, disse: “É importante para a paz e estabilidade da região do Indo-Pacífico fortalecer a cooperação em defesa entre os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália, promovendo os laços do AUKUS. O Japão apoiará firmemente esses esforços.”

Enquanto isso, o primeiro-ministro da Austrália deixou claro que não há planos para adicionar um quarto membro ao pacto. Anthony Albanese disse: “O que está proposto é analisar o Pilar Dois do AUKUS e, projeto por projeto, considerar se haveria engajamento, e o Japão é um candidato natural para isso ocorrer. O que não está proposto é expandir a adesão ao AUKUS.”

Analistas dizem que a Austrália pode estar cautelosa ao considerar as medidas de segurança do Japão vulneráveis a ciberataques e espionagem.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img