Osaka, Japão – 5 de Abril de 2024 – (NHK) – Especialistas afirmam que um distúrbio renal chamado síndrome de Fanconi foi encontrado em pacientes que relataram problemas de saúde após o consumo de suplementos contendo um ingrediente produzido por uma empresa farmacêutica sediada em Osaka.
A Kobayashi Pharmaceutical voluntariamente recolheu três produtos contendo o ingrediente beni-koji, ou arroz fermentado com levedura vermelha.
A Sociedade Japonesa de Nefrologia realizou um estudo para descobrir se as pessoas desenvolveram problemas renais após o consumo dos suplementos.
Em um relatório preliminar divulgado na segunda-feira (1), a sociedade afirmou que a síndrome de Fanconi foi observada em 46 dos 47 pacientes que desenvolveram distúrbios renais.
A síndrome de Fanconi é um grupo de sintomas que impede a absorção de substâncias necessárias para manter as funções físicas. Isso causa fadiga, desidratação e outros problemas de saúde.
Em alguns casos, os pacientes desenvolveram esses sintomas dentro de dois meses após começarem a tomar os suplementos.
Especialistas recomendam que as pessoas parem de consumir esses produtos.
O professor Abe Masanori da Escola de Medicina da Universidade Nihon diz que dois dos três pacientes que ele examinou foram diagnosticados com síndrome de Fanconi em suas primeiras consultas. Ele disse que o outro sofreu com a diminuição das funções renais conforme a síndrome progrediu.
O médico diz que pessoas que recentemente consumiram os suplementos devem fazer exames de sangue e urina.
Ele disse que alguns pacientes podem não estar cientes de que têm sintomas da síndrome de Fanconi.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am