Tóquio, Japão – 23 de abril de 2024 – Koda Yoji, ex-vice-almirante da Força de Autodefesa Marítima (MSDF) do Japão, comentou sobre os dois helicópteros da MSDF que colidiram durante um treinamento noturno no sábado.
Yoji disse ter ficado muito chocado com o acidente. Ele afirmou ser necessário considerar a possibilidade de que houve um mal-entendido entre o pessoal ou que eles não foram treinados suficientemente.
Ele observou que a MSDF tem tido que responder a atividades marítimas da China e da Rússia, além de patrulhar as águas que cercam as Ilhas Senkaku, na Província de Okinawa.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território japonês. China e Taiwan as reivindicam.
Yoji pediu aos investigadores que analisem se o pessoal da MSDF passou por treinamento de acordo com os regulamentos de segurança, a fim de prevenir outro acidente.
Em relação ao treinamento de detecção de submarinos que ocorreu tarde da noite, Yoji disse que uma estratégia de combate é lançar ataques quando os defensores estão menos capazes, então os ataques inimigos podem acontecer a qualquer momento.
Ele disse que as tripulações de submarinos, em particular, podem atacar a qualquer momento uma vez que estejam debaixo d’água, então o treinamento noturno é especialmente importante. A MSDF conduz treinamentos antissubmarinos ao longo do dia.
Yoji também comentou por que o treinamento ocorreu ao largo da Ilha Torishima, na cadeia de Ilhas Izu, que é remota da ilha principal de Honshu. Ele disse que, em caso de emergência, reforços militares dos EUA do continente passariam perto da ilha.
Ele acrescentou que faz sentido que a MSDF treine nessas águas, já que China e Rússia contrariariam as forças dos EUA lá, e há uma probabilidade de submarinos desses países poderem entrar nas águas.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am