Seul, Coreia do Sul, 11 de abril de 2024 (Agência de Notícias Yonhap) – A contagem de votos está em andamento na Coreia do Sul após as eleições gerais realizadas nesta quarta-feira (10). De acordo com projeções da emissora pública KBS, baseadas em pesquisas de boca de urna, os principais partidos de oposição devem manter sua maioria na Assembleia Nacional
Projeções Apontam Vitória da Oposição
A KBS projeta que o Partido Democrático, principal força de oposição, e seu aliado devem conquistar entre 178 e 196 das 300 cadeiras em disputa. Já o governista Partido Poder Popular e seu aliado devem obter entre 87 e 105 assentos.
O Partido Reconstruindo a Coreia, liderado pelo ex-ministro da Justiça Cho Kuk, deve garantir de 12 a 14 cadeiras pelo sistema de representação proporcional, segundo as projeções.
Maior Comparecimento em 30 Anos
A comissão eleitoral estima que a taxa de comparecimento às urnas foi de 67%, um aumento de 0,8 ponto percentual em relação às eleições anteriores, atingindo o maior nível em cerca de 30 anos. As pesquisas de opinião de um mês atrás mostravam o Partido Poder Popular, do presidente Yoon Suk-yeol, com maior índice de aprovação do que o Partido Democrático. No entanto, a polêmica em torno do plano do governo para aumentar o número de vagas em cursos de medicina, enfrentando protestos de milhares de médicos residentes, pode ter influenciado o resultado.
Dificuldades para o Governo
A provável manutenção da maioria opositora no Legislativo representa um desafio adicional para o governo de Yoon Suk-yeol na implementação de suas políticas nos próximos anos de mandato. Os partidos de oposição criticaram a postura inflexível do presidente na questão da reforma médica e as nomeações de aliados para cargos importantes.
Com essa composição na Assembleia Nacional, o caminho para as propostas do Executivo tende a ser ainda mais árduo, exigindo negociações e concessões por parte da administração de Yoon.
- EUA não impõem metas cambiais ao Japão, diz Bessent - 25 de abril de 2025 9:00 am
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am