Berlim, Alemanha, 18 de abril de 2024 – Promotores alemães afirmam que prenderam dois cidadãos germano-russos por planejar ataques de sabotagem contra militares e outras instalações na Alemanha, numa aparente tentativa de prejudicar o apoio militar à Ucrânia.
Os promotores disseram na quinta-feira (18), que os dois foram presos sob suspeita de envolvimento em atividades de espionagem, entre outras ações. Eles acrescentaram que a dupla planejava realizar ataques explosivos que tinham como objetivo minar o apoio militar da Alemanha à Ucrânia.
A revista Der Spiegel da Alemanha relatou que os alvos potenciais dos suspeitos incluíam instalações militares dos EUA, onde soldados ucranianos são treinados para operar tanques.
Os promotores afirmam que um dos homens esteve em contato com uma pessoa ligada a uma agência secreta russa desde outubro de 2023.
A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, expressou alarme sobre o assunto. Ela disse: “É um caso particularmente sério de atividade suspeita de agente para o regime criminoso de Putin.”
Na quinta-feira, o porta-voz presidencial da Rússia, Dmitry Peskov, disse que não tinha nenhuma informação sobre o assunto.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am