Jiuquan, China – 26 de abril de 2024 (AFP) – A China enviou três astronautas para sua estação espacial que orbita a Terra, em um movimento que antecede o lançamento esperado do país de uma missão não tripulada à lua.
O foguete que impulsiona a espaçonave Shenzhou-18 com os astronautas decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, nesta quinta-feira.
A equipe irá substituir uma equipe que atualmente está na estação espacial Tiangong. Eles passarão cerca de seis meses conduzindo experimentos, reparando equipamentos e realizando outras atividades.
A mídia chinesa informa que o país enviará a sonda lunar não tripulada Chang’e-6 já no próximo mês para explorar o lado distante da Lua.
Os Estados Unidos e a Índia estão explorando áreas próximas ao Polo Sul da lua, onde os cientistas afirmam que o gelo pode existir. Isso poderia ser transformado em água potável e combustível.
A China tem como objetivo colocar seus astronautas na lua até 2030. Autoridades do programa de exploração lunar Artemis, liderado pelos EUA, esperam enviar astronautas de volta à lua já em 2026.
A China também prevê que uma versão básica de uma base lunar seja concluída até 2035. O projeto é liderado pela China e Rússia, com a participação de outros países.
- Colapso de escola na Indonésia deixa 49 mortos - 7 de outubro de 2025 1:47 am
- Nikkei 225 atinge recorde após vitória de Takaichi Sanae - 7 de outubro de 2025 1:42 am
- Ataque cibernético paralisa produção da Asahi no Japão - 7 de outubro de 2025 1:37 am