Pequim, China, 13 de abril de 2024 – O Ministério das Relações Exteriores da China reagiu às decisões tomadas durante a cúpula trilateral entre Japão, Estados Unidos e Filipinas, expressando forte oposição à intensificação da cooperação em segurança marítima entre os aliados, em meio às atividades oceânicas de Pequim.
A porta-voz do ministério, Mao Ning, mencionou na sexta-feira (12), uma cúpula entre os líderes dos três países em Washington, onde concordaram em realizar exercícios conjuntos da guarda costeira e discutiram outras questões.
Mao afirmou que a China se opõe resolutamente a qualquer ato que leve a uma escalada de confrontos. Ela criticou as três nações por difamar e atacar a China.
Mais cedo na sexta-feira, o ministério das Relações Exteriores convocou Yokochi Akira, ministro na Embaixada do Japão em Pequim, para apresentar um protesto.
O ministério informou que o Diretor-Geral do Departamento de Assuntos Asiáticos, Liu Jinsong, expressou grande preocupação e forte insatisfação com a cúpula trilateral.
Um oficial da Embaixada do Japão disse que Yokochi explicou a posição de Tóquio e fez um novo pedido sobre preocupações relacionadas à China.
- Governo do Japão propõe liberar exportação de armas letais - 6 de março de 2026 7:44 pm
- Tóquio confirma dois japoneses detidos em território iraniano - 6 de março de 2026 6:19 pm
- Operação dos EUA contra o Irã custa US$ 900 milhões por dia - 6 de março de 2026 6:11 pm




















