Kiev, Ucrânia, 13 de abril de 2024 (Agência Ukrinform) – Cerca de 360 cerejeiras estão em plena floração em um parque de Kiev, capital da Ucrânia que é cidade irmã de Kyoto, no oeste do Japão, há mais de 50 anos. O parque havia sido parcialmente fechado devido à invasão russa, mas foi totalmente reaberto este ano.
Esperança em Meio à Guerra
Uma estudante universitária disse que as flores são maravilhosas e que ela espera que a Ucrânia também floresça no futuro. Uma mulher que visitava o local com seu filho afirmou que as flores elevam seu ânimo e oferecem algum respiro de todas as más notícias. Ela acrescentou que reza para que a paz tenha retornado à Ucrânia quando visitar o parque novamente no próximo ano.
Elo com Kyoto
As cerejeiras em flor representam um elo especial entre Kiev e Kyoto, cidades que estabeleceram uma parceria de irmandade há mais de cinco décadas. A floração anual tem sido um evento aguardado na capital ucraniana, celebrando a renovação da primavera e servindo como um símbolo de resiliência e esperança em meio aos horrores da guerra.
Refúgio de Beleza
Apesar dos danos e do sofrimento causados pelo conflito, o parque florido oferece um refúgio de beleza e tranquilidade para os moradores de Kiev. As cerejeiras em flor representam uma lembrança dos laços culturais com o Japão e um lembrete de que, mesmo nos momentos mais sombrios, a natureza pode trazer alegria e renovar a esperança em tempos melhores.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am