Washington D.C., EUA – 29 de abril de 2024 – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, partiu para o Oriente Médio. O Departamento de Estado dos EUA afirma que ele planeja conversar com “parceiros regionais” sobre os esforços em curso para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza e garantir a libertação de reféns mantidos lá.
Blinken partiu de avião de uma base aérea nos arredores de Washington no domingo (28). Ele viajará para a Arábia Saudita, Jordânia e Israel até quarta-feira (1º).
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse à ABC News que o Hamas não rejeitou completamente um acordo de reféns. Ele afirmou que o grupo está considerando uma proposta apresentada por Israel.
Kirby disse que os combates em Gaza cessarão por seis semanas, se a proposta for aceita. Ele acrescentou que Washington espera que “algo mais duradouro” seja estabelecido quando o cessar-fogo temporário terminar.
Kirby também disse que o Secretário Blinken falará com autoridades israelenses sobre suas intenções em relação à planejada operação terrestre na cidade de Rafah, ao sul de Gaza. Blinken quer saber em que estágio estão os preparativos.
Kirby afirmou que Israel assegurou aos EUA que não invadirá Rafah até que Washington tenha tido a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e preocupações com a nação do Oriente Médio.
- Coreia do Norte critica envio de bombardeiros B-1B ao Japão - 26 de abril de 2025 7:20 am
- Reino Unido proíbe envio de controles de videogame à Rússia - 26 de abril de 2025 6:37 am
- Inflação em Tóquio atinge maior nível em dois anos - 26 de abril de 2025 6:32 am