Yangon, Myanmar – 5 de Abril de 2024 – A agência de crianças das Nações Unidas diz que o número de vítimas civis causadas por minas terrestres e explosivos mais do que dobrou em Myanmar no ano passado. Isso ocorre em meio ao aumento dos confrontos entre o exército e as forças étnicas.
Dados do UNICEF mostram que houve 1.052 tais vítimas no ano passado, contra 390 no ano anterior. Crianças representaram mais de 20 por cento das vítimas.
O conflito em Myanmar tem se intensificado nos últimos meses. As forças armadas étnicas no estado norte de Kachin estão travando uma ofensiva intensa e têm tomado terras e fortalezas militares perto da fronteira com a China.
As minas terrestres são especialmente comuns onde os combates são mais intensos. Jatos de combate militares também têm lançado bombas de fragmentação.
O UNICEF afirma que todas as partes do conflito devem se concentrar em garantir a segurança dos civis, especialmente das crianças. A agência pede “medidas imediatas para interromper o uso dessas armas indiscriminadas”.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am