São Petersburgo, Rússia, 20 de março de 2024 – Yulia Navalnaya, esposa do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, lançou uma mensagem de vídeo nas redes sociais na terça-feira (19), após as eleições presidenciais de três dias que terminaram no domingo (17). Putin obteve mais de 87 por cento dos votos.
Navalnaya havia instado os eleitores russos a votarem em qualquer candidato, exceto Putin, para mostrar protesto.
Ela agradeceu o show de protesto nas urnas por muitos russos em todo o país e no exterior. Ela disse que eles provaram que Putin não é o presidente deles, acrescentando que os resultados das eleições não importam.
Ela disse que ela e outros garantirão que ninguém no mundo reconheça Putin como presidente legítimo.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na terça-feira (19), que Putin obteve “uma vitória sem precedentes” nas eleições, enfatizando que ele obteve apoio público avassalador.
Alguns países ocidentais afirmam que as eleições não foram justas. Um grupo privado de monitoramento eleitoral na Rússia citou um especialista como dizendo que 22 milhões dos 76,27 milhões de votos que se alega que Putin obteve foram manipulados para aumentar sua vantagem. O grupo afirma que esta é a maior fraude eleitoral da história.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am