Hanói, Vietnã, 9 de março de 2024 – O Vietnã denunciou, veementemente, o ataque mortal do grupo terrorista Houthi a um navio cargueiro no Golfo de Aden como um ato “violento e desumano”. O ataque ocorreu na quarta-feira (6), e resultou na morte de três pessoas, incluindo um marinheiro vietnamita.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Pham Thu Hang, instou as partes relevantes a cessarem imediatamente o uso da força e garantirem a segurança, a integridade e a liberdade nas rotas marítimas internacionais.
O Comando Central dos Estados Unidos afirmou que um míssil balístico anti-navio atingiu o navio graneleiro True Confidence, com bandeira de Barbados.
Os Houthis reivindicaram a responsabilidade pelo ataque, alegando terem atingido um navio dos EUA com vários mísseis em águas ao largo da costa do Iêmen, incendiando-o.
As outras vítimas eram filipinas. Autoridades filipinas afirmam que mais dois de seus cidadãos ficaram gravemente feridos. A marinha da Índia realizou uma operação de resgate e evacuou a tripulação, incluindo um cidadão indiano.
Os terroristas Houthi vêm atacando navios no Mar Vermelho e regiões circunvizinhas desde novembro. O incidente de quarta-feira foi o primeiro a resultar em perdas de vidas. O grupo afirma estar realizando a campanha em solidariedade ao Hamas em seu conflito contra Israel na Faixa de Gaza. Os EUA e outros países realizaram ataques retaliatórios contra bases dos Houthis.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am