Iwaki City, Fukushima, Japão, 06 de março de 2024 – Um teste de evacuação de desastre usando um aplicativo de realidade aumentada foi realizado na prefeitura de Fukushima no domingo (3).
Aproximadamente 110 moradores e estudantes se reuniram em um shopping em Iwaki City para experimentar o aplicativo desenvolvido em conjunto pelas universidades de Tohoku e Kyushu.
Rotas seguras de evacuação são indicadas com uma seta, baseadas em informações compartilhadas sobre desastres e na localização do usuário. O aplicativo também permite que fotos de prédios desabados e incêndios sejam compartilhadas com a equipe de resposta a desastres da cidade.
Os participantes verificaram as telas de seus smartphones antes de retornar e fazer desvios enquanto se dirigiam ao local de evacuação.
Aqueles que utilizaram o aplicativo foram encontrados por terem percorrido distâncias mais curtas e evacuado de forma mais eficiente, mas algumas pessoas mais velhas tiveram dificuldades para usar smartphones.
Um professor visitante da Universidade de Tohoku, Oishi Yusuke, disse que é eficaz usar a tecnologia para orientar as pessoas de maneira fácil de entender, embora alguns problemas ainda persistam.
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 30 de janeiro de 2026 10:32 pm
- Número de estrangeiros no mercado japonês bate recorde - 30 de janeiro de 2026 9:26 pm
- EUA decertificam aeronaves canadenses em nova escalada - 30 de janeiro de 2026 8:45 pm
















