Bruxelas, Bélgica, 2 de março de 2024 – Autoridades da União Europeia afirmam que continuarão fornecendo financiamento à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA).
O bloco não havia esclarecido sua posição para março e além, diante de alegações de que membros da equipe da UNRWA estavam envolvidos no ataque do Hamas a Israel em outubro passado.
As autoridades anunciaram na sexta-feira (1), que a decisão foi tomada após a agência da ONU concordar em fortalecer a governança e melhorar as investigações internas.
Eles afirmam que a UE fornecerá 50 milhões de euros, ou cerca de 54 milhões de dólares, na próxima semana. O bloco reservou mais de 88 milhões de dólares para a UNRWA este ano.
As autoridades também anunciaram financiamento de cerca de 73 milhões de dólares para apoiar os palestinos por meio de outras organizações internacionais de ajuda, como a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho.
O Comissário da UE, Oliver Varhelyi, disse nas redes sociais que o movimento visa diversificar a assistência.
O grupo terrorista Hamas informou na quinta-feira (29), que Israel matou mais de 100 civis que esperavam receber alimentos e água de caminhões de ajuda.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse nas redes sociais que os relatos o deixaram “chocado e repugnado”.
Ele também pediu uma investigação independente imediata.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am