Viena, Áustria – 10 de março de 2024 – O Ministro de Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, instou a Rússia a retirar suas tropas da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
Durante uma coletiva de imprensa em Viena na sexta-feira (8), o ministro afirmou que a situação geral na usina está se aproximando de um possível acidente nuclear, à medida que o número de problemas cresce a cada dia.
Entre os problemas citados estão as frequentes interrupções no fornecimento de energia externa, necessário para manter o sistema de resfriamento.
O chefe da operadora de usinas nucleares da Ucrânia, Energoatom, disse na segunda-feira que o acesso ao local é negado ao pessoal ucraniano, e ele acredita que a Rússia esteja controlando sua operação.
Na quarta-feira, o Diretor-Geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, se encontrou com o Presidente Vladimir Putin em Sochi e pediu cooperação para garantir a segurança da usina.
Enquanto isso, os ataques russos no leste e sul da Ucrânia continuam.
O governador da região sul de Kherson afirmou que os ataques aéreos destruíram um prédio de apartamentos e instalações médicas, causando a morte de pelo menos duas pessoas e ferindo outras duas, incluindo uma criança.
As forças armadas ucranianas afirmam ter derrubado 12 dos 15 drones russos entre sexta-feira e sábado nas partes leste do país.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am