Tóquio, Japão – 9 de março de 2024 – O governo metropolitano de Tóquio e diversas autoridades municipais estão buscando mais informações sobre o levantamento da proibição de voos das aeronaves de transporte Osprey pelo exército dos EUA.
As forças armadas dos EUA haviam suspenso toda a sua frota de Osprey implantada globalmente após um dos aviões cair nas águas ao largo da prefeitura japonesa do sudoeste de Kagoshima em novembro. A aeronave pertencia à Base Aérea de Yokota, em Tóquio, e todos os oito tripulantes a bordo morreram.
Na sexta-feira (8), as forças dos EUA anunciaram o levantamento da proibição.
Um conselho composto por Tóquio e municípios circundantes à base de Yokota entregou um documento ao governo central, solicitando que esclareça a causa do acidente. Também pediu detalhes sobre medidas para garantir a segurança e prevenir recorrências.
O documento, endereçado ao ministro da defesa e outros, aponta que, embora o governo afirme que coordenará de perto com o lado dos EUA sobre a retomada dos voos de Osprey, uma investigação sobre o acidente ainda está em andamento.
Também diz que os EUA citaram uma falha material de um componente específico da aeronave como a causa do acidente, mas as causas da falha e os detalhes das medidas de segurança a serem tomadas não foram divulgados.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am