Fukushima, Japão, 22 de março de 2024 – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO), operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, divulgou um vídeo gravado por um drone mostrando uma área sob um reator que sofreu um derretimento no terremoto e tsunami de 2011.
A empresa enviou um drone para a área sob o reator nº 1 em 14 de março pela primeira vez e divulgou as imagens na quinta-feira (21).
O vídeo mostra alguns componentes que movem as barras de controle caindo do fundo do reator onde normalmente ficam. Objetos aglomerados ou em forma de estalactite estão presos às pontas dos componentes.
A empresa afirma que os objetos podem incluir detritos nucleares, que são uma mistura de combustível nuclear derretido e dispositivos circundantes.
Oficiais da TEPCO dizem que objetos que existiam perto do fundo do reator parecem ter escorregado de lá devido ao acidente. Eles afirmam que o reator pode ter sofrido danos extensos.
No ano passado, a TEPCO enviou uma sonda robótica para a água acumulada dentro do vaso de contenção do reator nº 1 e confirmou que havia material acumulado, que parecia ser detritos de combustível, no fundo.
Desta vez, a empresa fez uma inspeção na área acima da água e mais próxima do reator.
Especialistas estimam que haja um total de 880 toneladas de detritos de combustível dentro dos reatores 1, 2 e 3. Acredita-se que o reator nº 1 tenha a maior quantidade de detritos fundidos no fundo do vaso de contenção.
A TEPCO planeja analisar os dados obtidos na pesquisa para estudar maneiras de coletar e remover os detritos.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am