5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  8:02
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Russos e bielorrussos proibidos de participar do desfile na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris

Atletas da Rússia e Bielorrússia competirão como atletas neutros individuais, decisão do COI em meio à invasão russa à Ucrânia.

Lausanne, Suíça – 21 de março de 2024 – O Comitê Olímpico Internacional anunciou que atletas da Rússia e da Bielorrússia não participarão do desfile na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Durante uma reunião do conselho executivo realizada na terça-feira (19), em Lausanne, Suíça, o COI discutiu questões relacionadas à preparação para os Jogos.

Devido à invasão da Rússia à Ucrânia, os atletas russos e bielorrussos não competirão como representantes de seus países. Em vez disso, eles competirão como atletas neutros individuais, conhecidos como AINs (Atletas Individuais Neutros).

O COI decidiu que “não participarão do desfile das delegações durante a cerimônia de abertura, uma vez que são atletas individuais”. A cerimônia de abertura está programada para 26 de julho.

O comitê afirma que decidirá posteriormente se permitirá que esses atletas participem da cerimônia de encerramento.

Além disso, o COI anunciou que uma bandeira e hino recém-criados serão utilizados nas cerimônias de premiação para os AINs.

Atualmente, doze atletas russos e sete atletas bielorrussos estão qualificados para competir nos Jogos Olímpicos como AINs.