Londres, Reino Unido – 03 de Março de 2024 – O Ministério da Defesa britânico informou que a Rússia parece ter suspenso as operações de sua frota de aeronaves-chave após a Ucrânia anunciar que derrubou mais de uma dúzia de aviões militares russos.
O ministério estima que a Rússia tenha perdido dois de seus nove aviões A-50 de alerta antecipado e controle operacional nos últimos dois meses. Os A-50 desempenham um papel importante no comando operacional.
O ministério afirmou em sua atualização de inteligência no sábado que “a Rússia provavelmente suspendeu a frota de voar” enquanto “investigações internas ocorrem”.
O ministério também disse: “A perda dessa capacidade de fornecer comando e controle diário para operações aéreas russas provavelmente degrada, significativamente, a consciência situacional fornecida às tripulações aéreas”.
O ministério acrescentou: “É provável que a Rússia tenha que explorar opções para preencher essa lacuna, incluindo a reutilização de aeronaves e aceitação de maior risco para fornecer o apoio aéreo eficaz que suas forças terrestres requerem, mas provavelmente não estão recebendo.”
No mês passado, o exército ucraniano anunciou que derrubou 10 caças-bombardeiros Su-34 russos, dois jatos de combate Su-35 e um A-50. O exército também informou na sexta-feira (1), que abateu um Su-34 no leste da Ucrânia.
A empresa de defesa estatal russa Rostec disse no final do mês passado que retomará a produção dos A-50s, indicando que as derrubadas estão causando um sério revés para os militares russos.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am