Golfo de Aden, Iêmen – 7 de março de 2024 – O Comando Central dos EUA relatou em suas redes sociais que três pessoas foram mortas e pelo menos quatro ficaram feridas em um ataque de míssil do grupo terrorista Houthi a um navio de carga com bandeira de Barbados no Golfo de Aden, ao largo do Iêmen.
O comunicado afirmou que “um míssil balístico antinavio foi lançado de áreas controladas pelos terroristas Houthi apoiados pelo Irã, no Iêmen” em direção a um cargueiro a granel com bandeira de Barbados na quarta-feira (6).
O Comando informou que a tripulação relatou danos significativos ao navio, levando-os a abandonar a embarcação.
Mídias locais destacam que este foi o primeiro ataque fatal em uma campanha contra navios no Mar Vermelho pelo grupo terrorista baseado no Iêmen.
Um porta-voz Houthi anunciou em redes sociais que o grupo atingiu um navio dos EUA no Golfo de Aden com vários mísseis navais, causando um incêndio.
Os terroristas Houthi afirmam solidariedade com o Hamas, que tem combatido as forças israelenses. Desde novembro, eles têm atacado embarcações comerciais na região do Mar Vermelho.
As forças dos EUA e de outros países realizaram ataques contra bases Houthi em resposta. No entanto, os ataques Houthi continuaram, gerando preocupações sobre a escalada do conflito e a segurança marítima na área.
- Parentes de sequestrados pela Coreia do Norte viajam aos EUA - 30 de abril de 2025 2:35 am
- Fabricantes japonesas preveem queda de lucros com tarifas dos EUA - 30 de abril de 2025 2:16 am
- China confirma devolução de aviões Boeing aos EUA - 30 de abril de 2025 2:12 am