Austrália, 1 de março de 2024 – O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., abordou as preocupações contínuas sobre disputas territoriais no Mar do Sul da China durante sua visita oficial à Austrália.
Marcos falou no parlamento australiano na quinta-feira (29), afirmando que permanecerá firme na defesa da integridade nacional.
Manila tem enfrentado desentendimentos com Pequim sobre suas reivindicações territoriais no Mar do Sul da China, à medida que as tensões regionais continuam a aumentar. A China reivindica quase a totalidade das águas.
Marcos afirmou: “Não permitirei que qualquer tentativa de qualquer poder estrangeiro tome sequer um centímetro quadrado de nosso território soberano.” Ele acrescentou que a proteção do Mar do Sul da China como uma artéria vital, crítica e global é crucial para a preservação da paz regional e global.
As Filipinas têm uma forte aliança com Canberra há muito tempo, com os dois países elevando sua relação diplomática para uma parceria estratégica em setembro passado.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse em uma coletiva de imprensa conjunta com Marcos que eles colaborarão ainda mais de perto para promover sua visão compartilhada para a região.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















