Sagamihara, Japão – 16 de março de 2024 – Durante um discurso na assembleia local, o prefeito de Sagamihara, uma cidade próxima a Tóquio, demonstrou como a inteligência artificial generativa pode ser utilizada para redigir textos para autoridades.
O governo municipal de Sagamihara vem experimentando o uso de uma ferramenta de inteligência artificial desde o ano passado.
O software foi desenvolvido internamente pela renomada empresa de eletrônicos NEC. A cidade está investigando o uso do sistema para aumentar a eficiência administrativa, ao mesmo tempo em que garante a segurança dos dados.
A cidade afirma que esta é a primeira vez que o programa de IA é utilizado extensivamente para uma função oficial. O software foi treinado com dados sobre deliberações da assembleia nos últimos três anos e redigiu as respostas do prefeito a quatro perguntas propostas. Os rascunhos foram então revisados.
Quando questionado sobre como o governo municipal planeja utilizar a IA, o prefeito respondeu: “É importante que os funcionários da cidade experimentem os benefícios do software, primeiro sendo informados sobre suas funções e eficácia, e depois sendo incentivados a usá-lo para acumular conquistas.”
O membro da assembleia que fez a pergunta pareceu impressionado. Ele afirmou que a resposta foi tão boa quanto qualquer coisa escrita do zero por um ser humano.
O prefeito Motomura Kentaro admitiu que apenas metade dos rascunhos da IA poderiam ser utilizados, pois as frases eram muito longas e pareciam muito rígidas. Ele disse que deseja treinar o programa com mais terminologia administrativa para melhorar sua precisão.
A cidade de Sagamihara planeja relatar os resultados da demonstração – incluindo os prós e contras do uso de IA – em algum momento em junho.
- Malásia envia observadores para trégua entre Camboja e Tailândia - 31 de julho de 2025 4:07 am
- Polícia de Tokyo reabre apelo por crime de 30 anos não resolvido - 31 de julho de 2025 3:55 am
- Alexandre de Moraes é sancionado oficialmente pelos EUA - 31 de julho de 2025 3:47 am