Tóquio, Japão, 25 de março de 2024 (NHK) – Uma pesquisa de opinião anual realizada pelo governo japonês mostra que quase 70 por cento dos entrevistados citaram “preços” como uma área do país que está seguindo em uma direção indesejável.
O Gabinete do Japão entrevistou 3.000 pessoas em todo o país com idade igual ou superior a 18 anos por correio de novembro a dezembro do ano passado e recebeu respostas de 1.714 delas, ou 57 por cento.
Quando perguntados se estão satisfeitos com o estado atual da sociedade japonesa, 50 por cento dos entrevistados disseram estar “satisfeitos” ou “satisfeitos em certa medida”. Isso representou uma queda de dois pontos em relação à pesquisa do ano fiscal anterior.
Enquanto isso, 48 por cento disseram que estavam “não muito satisfeitos” ou “insatisfeitos”. Isso representou um aumento de dois pontos em relação à pesquisa anterior, marcando o terceiro ano consecutivo de aumento.
A pesquisa também perguntou sobre quais áreas estão se movendo em uma direção desejável, permitindo que os entrevistados selecionassem mais de uma entre várias opções.
Os resultados mostram que saúde e bem-estar foram citados pela maioria, com 26 por cento, preparação para desastres por 24 por cento e segurança por 19 por cento. Vinte e seis por cento disseram que não havia nada em particular.
Quando perguntados sobre quais áreas estão se movendo em uma direção indesejável, “preços” foram citados por 69 por cento, seguidos por finanças nacionais e economia, que empataram com 58 por cento.
“Preços” liderou a lista de respostas para a mesma pergunta por dois anos seguidos.
Um oficial do Gabinete disse que os resultados parecem refletir a situação atual, onde os preços permaneceram altos e o número de pessoas com dificuldades financeiras não diminuiu.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am