Nagoya, Japão – 7 de março de 2024 – Pesquisadores japoneses da Universidade de Nagoya afirmam ter descoberto um mecanismo por trás do ganho de peso na meia-idade, oferecendo novos insights sobre questões de saúde e obesidade.
A equipe de pesquisa liderada pelo Professor Nakamura Kazuhiro concentrou-se em proteínas nos neurônios do cérebro de ratos chamadas receptores de melanocortina 4, ou MC4Rs.
As proteínas recebem informações de que uma pessoa está ganhando peso à medida que a gordura se acumula. Elas também enviam sinais para estimular o metabolismo e reduzir a ingestão de alimentos. As cílias primárias dos MC4Rs funcionam como antenas.
Os pesquisadores afirmam que seu estudo mostra que o envelhecimento e o consumo excessivo de alimentos encurtam as antenas, dificultando o envio de sinais para promover o metabolismo.
Eles observaram que as cílias primárias encurtaram em ratos alimentados com comida rica em calorias. Enquanto isso, os ratos alimentados com comida de baixa caloria estenderam o comprimento das cílias primárias, mesmo depois de encurtadas.
Os resultados esperam auxiliar na prevenção do ganho de peso em pessoas de meia-idade e no desenvolvimento de novos tratamentos para a obesidade.
O Professor Nakamura enfatiza que, ao não consumir muitas calorias, as pessoas podem promover o metabolismo e manter-se saudáveis.
- Irã afirma estar pronto para retomar negociações nucleares - 1 de fevereiro de 2026 1:07 am
- Trump indica Kevin Warsh para comandar o Federal Reserve - 1 de fevereiro de 2026 1:02 am
- Viagens entre Japão e Coreia do Sul batem recorde em 2025 - 1 de fevereiro de 2026 12:58 am
















