5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:09
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Número de estrangeiros residentes no Japão atinge recorde de mais de 3,4 milhões

O Japão registra um número recorde de mais de 3,4 milhões de estrangeiros vivendo no país, segundo dados da Agência de Serviços de Imigração.

Tóquio, Japão, 23 de março de 2024 – O Japão registrou um número recorde de mais de 3,4 milhões de estrangeiros vivendo no país, de acordo com dados divulgados pela Agência de Serviços de Imigração. Esse número representa um aumento significativo em comparação ao ano anterior.

Segundo a agência, havia aproximadamente 3.411.000 estrangeiros residentes no país até o final do ano passado, um aumento de 336.000 em relação ao ano anterior. Dentre esses, cerca de 405.000 eram estagiários técnicos estrangeiros (trainees), um aumento de 80.000 em comparação ao ano anterior. O número de pessoas com status de trabalhador especializado também aumentou em 78.000, totalizando cerca de 208.000.

A Agência de Serviços de Imigração aponta que o número de estrangeiros começou a aumentar após a flexibilização das medidas de controle de fronteira devido à pandemia de coronavírus.

No entanto, houve um aumento no número de casos em que estrangeiros tiveram seu status de estagiário técnico revogado após ser descoberto que estavam trabalhando em setores diferentes dos permitidos por seu status. Foram registrados 1.240 casos desse tipo, 115 a mais do que no ano anterior, e um recorde histórico.

O aumento no número de estrangeiros residentes no Japão reflete uma tendência global de mobilidade e migração. Esse fenômeno tem implicações significativas para a sociedade japonesa, desde questões de integração cultural até políticas de imigração e mercado de trabalho.