Toronto, Canadá, 6 de março de 2024 – A gigante japonesa do comércio Mitsubishi Corporation investiu em uma joint venture para desenvolver uma mina de lítio no Canadá. A medida ocorre em meio à intensificação da concorrência por suprimentos do metal usado na fabricação de baterias para veículos elétricos.
A Mitsubishi anunciou na terça-feira (5), que adquirirá uma participação de 7,5% na joint venture por 18 milhões de dólares americanos. Está se associando à Frontier Lithium do Canadá para desenvolver a mina em Ontário e uma planta de processamento para o mineral. A Mitsubishi tem a opção de aumentar sua participação para 25%.
As duas empresas têm como objetivo iniciar a produção na mina em 2027. Elas projetam uma produção anual do material processado de 20.000 toneladas, o que é suficiente para fabricar baterias para 300.000 veículos elétricos.
O esforço global para descarbonizar economias está impulsionando uma demanda crescente por materiais como o lítio. A China é atualmente a maior usuária do metal e um dos maiores fornecedores.
O pano de fundo do acordo da Mitsubishi é um memorando assinado pelo Japão e Canadá em setembro para cooperar na garantia do suprimento estável de minerais críticos.
A empresa japonesa de comércio Mitsui & Co. também estendeu financiamento a uma empresa canadense que desenvolve uma mina em Quebec para produzir grafite, outro material usado em baterias de veículos elétricos.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am