Bruxelas, Bélgica – 12 de março de 2024 – Líderes da OTAN realizaram uma cerimônia especial nesta segunda-feira (11), diante da sede da aliança em Bruxelas, onde hastearam a bandeira sueca, oficializando a entrada da Suécia como o 32º membro da organização.
Os líderes suecos testemunharam a invasão das forças russas à Ucrânia há dois anos e concluíram que a adesão à OTAN era “a única escolha razoável”. Eles, juntamente com seus vizinhos na Finlândia, deixaram de lado décadas de neutralidade em suas tentativas de ingressar na aliança. Os suecos tiveram que superar certa resistência de líderes na Turquia e Hungria. No entanto, após 18 meses de espera, viram seu país ingressar no bloco na semana passada em uma cerimônia em Washington.
O Primeiro-ministro Ulf Kristersson afirmou que os suecos estavam se preparando “há décadas”. “Nós os escolhemos e vocês nos escolheram”, disse ele.
O Secretário-geral Jens Stoltenberg os recebeu na aliança e lembrou-lhes da importância de defender os ucranianos. “O Presidente Putin começou esta guerra e ele poderia acabar com ela hoje”, disse ele. “A Ucrânia não tem essa opção, a rendição não é paz.”
As tropas suecas já se juntaram aos seus camaradas no maior exercício da OTAN em décadas. Cerca de 90.000 pessoal treinarão juntos para demonstrar sua capacidade de reforçar a “defesa da Europa”.
- Governador e prefeito de Osaka renunciam para impulsionar plano metropolitano - 14 de janeiro de 2026 6:15 am
- Incêndio avança em Yamanashi e já destrói mais de 160 hectares - 14 de janeiro de 2026 6:12 am
- Universidade Waseda cancela matrícula de alunos por fraude no TOEIC - 14 de janeiro de 2026 6:07 am
















