Tóquio, Japão, 28 de março de 2024 (NHK) – O governo anunciou uma nova estratégia preliminar para a indústria de aeronaves, aproveitando as lições do recente fracasso de um projeto para desenvolver o primeiro jato de passageiros feito no Japão. O objetivo é comercializar um avião de próxima geração com baixa emissão de carbono, com motores híbridos ou movidos a hidrogênio, até 2035.
No ano passado, a Mitsubishi Heavy Industries se retirou de um projeto de 15 anos para desenvolver uma aeronave de passageiros. Isso ocorreu após repetidos fracassos em cumprir prazos de entrega, apesar de 50 bilhões de ienes, ou 330 milhões de dólares, em financiamento do governo.
O Ministério da Indústria do Japão examinou as deficiências no projeto da Mitsubishi Heavy. Concluiu-se que a empresa carecia de experiência para obter certificados de segurança e lidar com fornecedores de peças estrangeiros. Isso resultou em custos crescentes e atrasos em um projeto muito arriscado para uma empresa do setor privado.
A nova estratégia enfatiza a diversificação de riscos por meio da cooperação internacional, bem como público-privada. Também propõe a colaboração entre empresas e organizações de pesquisa para aprimorar a expertise no desenvolvimento de aeronaves.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am