Ishikawa, Japão – 26 de março de 2024 (NHK) – Um casal que vive em habitação temporária na prefeitura central japonesa de Ishikawa está cultivando um jacinto que encontraram onde sua casa costumava estar antes de um terremoto poderoso desencadear um incêndio em Wajima City, no dia de Ano Novo.
Fukushima Yoshihiro e sua esposa Yumiko perderam sua casa no incêndio que consumiu o famoso mercado matinal da cidade.
A mãe de Yoshihiro, Kiyomi, que tinha 92 anos, estava em uma instituição de cuidados de enfermagem na cidade e sobreviveu ao terremoto. Mas ela faleceu este mês, incapaz de realizar seu desejo de passar seus últimos dias em casa.
O casal costuma visitar o local onde ficava a sua casa em busca de lembranças da família.
Na semana passada, encontraram um jacinto com pequenos botões em um jardim onde Kiyomi cultivava flores.
Eles levaram a planta para a habitação temporária e a colocaram em água em uma xícara de chá, que também foi encontrada entre os escombros. No dia seguinte, flores azuis em forma de sino começaram a desabrochar.
Eles colocaram o jacinto diante de uma foto de Kiyomi. O casal está cuidando da planta e trocando a água frequentemente.
Yoshihiro diz que ficou surpreso por a planta ter sobrevivido às chamas. Ele diz que as flores se tornaram uma fonte de inspiração para não desistir da esperança.
Yumiko diz que não se recuperou do choque do terremoto de Ano Novo, mas se sente animada com a ideia de que, enquanto estiver viva, as flores continuarão a florescer.
O casal também encontrou narcisos e tulipas crescendo no jardim de Kiyomi.
Yumiko diz que está ansiosa para ver quantas flores irão florescer. Ela acrescentou que continuará a visitar o jardim todos os dias para ver as flores e obter encorajamento.
- Hegseth convoca oficiais militares para reunião nos EUA - 27 de setembro de 2025 6:38 am
- Ex-presidente francês Sarkozy é condenado a cinco anos por conspiração criminal - 27 de setembro de 2025 6:27 am
- Hospitais no Japão enfrentam desafio com turistas doentes - 27 de setembro de 2025 5:04 am