Tóquio, Japão – 5 de março de 2024 – A Bolsa de Valores de Tóquio viu seu índice de referência, o Nikkei 225, ultrapassar a marca dos 40.000 pontos pela primeira vez na história nesta segunda-feira (4). O índice fechou em alta recorde de 40.109 pontos, representando um aumento de 198 pontos, ou meio por cento, em relação ao fechamento de sexta-feira (1). O aumento ocorreu, principalmente, das ações relacionadas a semicondutores.
O avanço ocorreu depois que o Nasdaq, referência tecnológica de Nova York, estabeleceu um nível recorde pela segunda vez consecutiva na semana passada.
O Nikkei Stock Average quebrou o recorde anterior estabelecido em dezembro de 1989, durante a bolha inflacionada de ativos do Japão, no final do mês passado.
O índice de referência alcançou altas recordes quatro vezes antes da segunda-feira, impulsionado pelas expectativas de forte desempenho dos mercados de ações dos EUA e das empresas japonesas, além da queda do iene.
Funcionários de uma corretora em Tóquio celebraram o índice Nikkei ultrapassando a marca dos 40.000 pontos logo após a abertura do pregão na segunda-feira.
Honma Hiroki, da IwaiCosmo Securities, afirmou: “O nível de 40.000 era um dos nossos objetivos. Mas há uma falta geral de entusiasmo. Foi impulsionado por ações de semicondutores. Então, acredito que isso é apenas uma etapa.”
Honma acredita que continuar alcançando novas máximas terá um efeito positivo na economia japonesa.
A conquista do Nikkei 225 ultrapassando os 40.000 pontos marca um momento histórico para a Bolsa de Tóquio e levanta questões sobre o futuro do mercado financeiro japonês e sua interconexão com os mercados globais.
- Carro invade festival nas ruas de Vancouver e mata 9 pessoas - 28 de abril de 2025 6:43 am
- Partido oposicionista da Coreia do Sul escolhe Lee como candidato - 28 de abril de 2025 5:44 am
- Premiê japonês Ishiba inicia visita ao Vietnã e Filipinas - 28 de abril de 2025 2:41 am