Miyakojima Island, Okinawa, Japão – 11 de março de 2024 – Segundo a NHK, uma falha de motor conhecida como “rollback” é considerada uma das causas para o fatal acidente de um helicóptero da Força Terrestre de Autodefesa do Japão (Ground Self-Defense Force – GSDF) ocorrido no ano passado.
O helicóptero multipropósito UH-60 caiu ao largo da Ilha Miyakojima, na província meridional de Okinawa, em abril de 2023. Todos os 10 tripulantes a bordo morreram.
Um relatório compilado pela GSDF indica que o motor do lado direito da aeronave sofreu rollback no ar, um fenômeno que gradualmente diminui a potência. O rollback pode ocorrer quando o fornecimento de combustível para um motor é insuficiente.
Posteriormente, a potência do outro motor no lado esquerdo diminuiu, e o helicóptero caiu no oceano.
O relatório presume que vazamentos, obstruções ou outros problemas possam ter ocorrido nos tubos, que enviam ar para o equipamento que controla o motor direito do helicóptero acidentado.
A GSDF afirma que este é o primeiro caso de rollback confirmado em aeronaves da Força de Autodefesa.
O relatório sugere que a falha do motor do lado esquerdo pode ser atribuída a uma anormalidade no equipamento relacionado ao seu controle ou potência. Ele também aponta que a operação da alavanca de impulso pode ter sido a causa do problema.
A GSDF conclui que não foi possível especificar a causa do acidente devido à falta de dados substantivos.
O relatório está programado para ser divulgado em breve, o que deve trazer mais detalhes sobre o trágico incidente e suas implicações para a segurança aérea no Japão.
- Suspeito que atacou com facas em Tóquio escreveu que “estão me vigiando” - 31 de julho de 2025 1:21 am
- Nissan registra prejuízo de US$ 780 milhões no 1º trimestre fiscal - 31 de julho de 2025 1:15 am
- Japão registra recorde histórico de calor com 41,2°C em Hyogo - 31 de julho de 2025 1:00 am