Tóquio, Japão – 12 de março de 2024 – O ministro da Educação do Japão, Moriyama Masahito, anunciou durante uma reunião do Comitê Orçamentário da Câmara Alta na segunda-feira (11), que o governo aumentará a assistência para tornar as instalações escolares mais resistentes a terremotos, incluindo medidas para evitar que componentes como paredes e janelas caiam.
Ele afirmou que o governo planeja alocar fundos no orçamento preliminar para o ano fiscal de 2024 para ajudar os governos locais a implementarem medidas relacionadas às escolas.
O ministro destacou que o terremoto de grande magnitude que atingiu a Península de Noto no Dia de Ano Novo não causou o colapso de nenhum prédio escolar, graças aos esforços contínuos para aumentar sua resistência sísmica.
No entanto, ele ressaltou que houve muitos relatos de danos, como a queda das paredes externas de alguns prédios.
Moriyama ressaltou a importância de tomar medidas para aumentar a resistência sísmica de componentes não estruturais, incluindo paredes e janelas, bem como protegê-los contra deterioração devido ao envelhecimento.
Durante a mesma reunião, um oficial do Ministério do Comércio revelou que a Tokyo Electric Power Company, operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, pagou 4,4 bilhões de ienes, cerca de 30 milhões de dólares, em compensação a exportadores de vieiras e pepinos-do-mar em cerca de 40 casos.
A suspensão das importações de frutos do mar do Japão pela China está impactando seriamente os exportadores. Pequim impôs a suspensão em resposta ao lançamento de água tratada e diluída da usina no mar.
O oficial disse que o ministério garantirá que a empresa de serviços públicos pague prontamente uma compensação adequada que cubra o dano real.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am