Tóquio, Japão, 9 de março de 2024 – Um veículo de lançamento desenvolvido por uma empresa de capital fechado de Tóquio partirá de um local no oeste do Japão neste sábado (9). Se o foguete conseguir colocar com sucesso um satélite em órbita, será a primeira vez no Japão em que uma empresa do setor privado realiza a tarefa inteiramente por conta própria.
A empresa, Space One, planeja lançar o Kairos, um foguete impulsionado por combustível sólido, por volta das 11h de seu local de lançamento na cidade de Kushimoto, na Prefeitura de Wakayama. A empresa também construiu o local, o Spaceport Kii.
O veículo de lançamento de 18 metros de altura carregará um pequeno satélite pertencente ao governo japonês. O plano é desacoplar os estágios gradualmente e implantar o satélite em uma órbita terrestre a uma altitude de 500 quilômetros cerca de 50 minutos após o lançamento.
Tem havido uma crescente demanda global por lançamentos de pequenos satélites. A Space One visa iniciar um negócio que traga satélites para o espaço a baixo custo, efetivamente criando um serviço de entrega espacial. A empresa diz que planeja lançar 30 foguetes por ano na década de 2030.
O desenvolvimento espacial do Japão tem sido liderado pelo governo. A Space One é financiada por uma fabricante de equipamentos de precisão, uma empresa de construção e outros. Os olhos estão voltados para saber se o envolvimento do setor privado pode ajudar a impulsionar a competitividade internacional do país.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am