Taipei, Taiwan, 26 de março de 2024 (Xinhua) – O ex-presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, do partido opositor Kuomintang, está programando uma visita à China no próximo mês, antes da posse do presidente eleito Lai Ching-te, do governante Partido Democrático Progressista.
O escritório de Ma anunciou na segunda-feira (25), que ele permanecerá na China de 1º a 11 de abril. Durante sua estadia, ele visitará as províncias de Guangdong e Shaanxi, além da capital, Pequim.
O escritório não descartou a possibilidade de que ele se encontre com autoridades chinesas de alto escalão durante a viagem.
Afirma-se que Ma utilizará sua visita a Shaanxi para participar de uma cerimônia anual no mausoléu do Imperador Amarelo, lendário ancestral da nação chinesa.
O governo chinês “estendeu as boas-vindas” a Ma em um artigo publicado pela agência de notícias estatal Xinhua logo após o anúncio de sua visita.
O artigo não mencionou Ma como ex-presidente, mas sim como “ex-presidente do partido chinês Kuomintang”.
Os analistas estão observando de perto como a China receberá Ma durante a visita.
Em março do ano passado, Ma tornou-se o primeiro ex-presidente de Taiwan a pisar em solo chinês. Na época, ele se encontrou com o chefe do Partido Comunista Chinês de Xangai e o chefe do Escritório de Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado. Nenhum líder em exercício de Taiwan fez uma viagem semelhante até o momento.
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am