5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  7:25
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Equipe Japão-Brasil estudará uso de etanol para aumentar resistência das culturas agrícolas

Pesquisadores do Japão e do Brasil iniciarão um estudo conjunto para utilizar etanol na melhoria da tolerância de produtos agrícolas a condições quentes e secas.

São Paulo, Brasil – 16 de março de 2024 – Segundo a NHK, pesquisadores do Japão e do Brasil iniciarão um estudo conjunto para explorar o uso de etanol na ampliação da tolerância de produtos agrícolas a condições de calor e seca.

Cientistas do instituto de pesquisa Riken, do Japão, e da Universidade de São Paulo, no Brasil, conduzirão o estudo. A equipe liderada por Seki Motoaki, do Riken, descobriu que fornecer baixas concentrações de etanol misturadas com água torna as plantas mais tolerantes à seca, altas temperaturas e salinidade do que aquelas cultivadas apenas com água.

O Brasil é o principal produtor agrícola do mundo. O estudo ocorre em um momento em que pessoas ao redor do globo lutam para lidar com as mudanças climáticas e escassez de alimentos.

Os cientistas realizarão pesquisas na cana-de-açúcar, uma cultura importante para o país sul-americano. Eles investigarão como as alterações na concentração de etanol afetam a resiliência da planta às condições adversas.

No ano passado, o Brasil enfrentou alguns dos piores períodos de seca registrados em grandes áreas da bacia do rio Amazonas, ao norte. Sua indústria agrícola tem sofrido sérios danos aparentemente causados pelas mudanças climáticas.

O Riken confirmou anteriormente que fornecer etanol para tomates melhora sua tolerância a altas temperaturas.

Seki afirmou que deseja expandir a pesquisa para outros produtos, como soja e milho, e contribuir para a agricultura brasileira. Ele também expressou esperança quanto às futuras aplicações do estudo na Ásia e na África.

O professor Antonio Figueira, da universidade brasileira, disse estar envolvido no estudo da tolerância à seca da cana-de-açúcar há vários anos e considerou a pesquisa conjunta uma oportunidade muito valiosa.