Teerã, Irã, 2 de março de 2024 – Os iranianos foram às urnas em uma eleição parlamentar sem candidatos que buscam o diálogo com o Ocidente.
A votação ocorreu na sexta-feira (1), com 290 assentos em disputa. Resultados preliminares são esperados nos próximos dias.
As autoridades desqualificaram um quarto das pessoas que se candidataram nas triagens pré-eleitorais, muitos deles reformistas. Essa medida levou alguns eleitores elegíveis a se absterem.
Mídia local indica que os conservadores linha-dura do Irã, que apoiam as políticas anti-EUA do presidente Ebrahim Raisi, provavelmente aumentarão sua dominação.
Alireza Abbasi, candidato e membro sênior do radical Partido Frente de Estabilidade da Revolução Islâmica, disse à NHK que Teerã deve manter o apoio ao grupo terrorista Hamas em Gaza.
Ele afirmou que o Irã foi injustamente acusado de desestabilizar o enclave e criticou Washington por apoiar Israel, afirmando que a crise será resolvida quando os Estados Unidos pararem de interferir.
Alguns cidadãos expressaram preocupação com o agravamento da divisão entre o Irã e o Ocidente. Alguns afirmam que as sanções econômicas estão causando um grande impacto, enquanto outros pedem que Teerã busque laços com outros países para melhorar a vida das pessoas.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am