Fukushima, Japão – 14 de março de 2024 – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, realizou uma inspeção na usina nuclear de Fukushima Daiichi. Essa visita marca a primeira vez que Grossi esteve na planta desde que a operadora TEPCO iniciou a liberação de água tratada e diluída no oceano em agosto do ano passado.
Acompanhado pelo presidente da operadora da planta, a Tokyo Electric Power Company, Kobayakawa Tomoaki, Grossi visitou a usina nuclear na quarta-feira (13). Durante a visita, o chefe da AIEA observou o equipamento utilizado para verificar a água tratada após ser diluída com grandes quantidades de água do mar.
Kobayakawa explicou sobre o uso de um túnel submarino para liberar a água a cerca de 1 quilômetro da costa. Ele também discutiu um sistema para interromper a operação de liberação em caso de problemas.
Posteriormente, Grossi disse aos repórteres que a AIEA vem realizando sua própria pesquisa de amostragem independente sobre o despejo. Ele afirmou: “Os resultados estão de acordo com o que estávamos esperando.”
Ele observou que a liberação de água ainda tem um longo caminho a percorrer, mas descreveu a operação até o momento como um “começo muito encorajador”. Grossi afirmou que a AIEA continuará monitorando a operação.
A água utilizada para resfriar o combustível fundido na usina tem se misturado com chuva e água subterrânea. A água acumulada está sendo tratada para remover a maioria das substâncias radioativas, mas ainda contém trítio.
Antes de liberar a água tratada no oceano, a operadora da planta a dilui para reduzir os níveis de trítio para cerca de um sétimo do nível orientador da Organização Mundial da Saúde para água potável.
A AIEA reafirmou em um relatório emitido em janeiro que a operação está em conformidade com os padrões de segurança internacionais.
- Dri Vallejo relembra carreira no Sons do Brasil 529 - 16 de junho de 2025 9:42 am
- Semana do Brasil na Expo 2025 Osaka com música brasileira, cultura, diversidade e sustentabilidade - 16 de junho de 2025 8:24 am
- Índia cria comitê para apurar queda de avião da Air India - 16 de junho de 2025 8:03 am