Pyongyang, Coreia do Norte – 18 de março de 2024 – A Coreia do Norte anunciou que seu embaixador em Cuba realizou uma visita de despedida ao presidente cubano Miguel Diaz-Canel antes de concluir sua missão. Mídias sul-coreanas sugerem que a decisão de substituí-lo pode estar relacionada ao estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Coreia do Sul.
O jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, relatou na segunda-feira (18), que Ma Chol Su se encontrou com o presidente cubano no sábado (16).
O periódico citou Diaz-Canel dizendo que Cuba se posicionará contra o adversário comum dos dois países, os Estados Unidos, e continuará avançando em seus laços socialistas tradicionais entre Havana e Pyongyang.
Cuba possui uma embaixada na Coreia do Norte, mas estabeleceu laços diplomáticos com a Coreia do Sul no mês passado.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul afirmou que a substituição deve ter representado um golpe considerável para o Norte.
A agência de notícias Radiopress, sediada em Tóquio, disse que provavelmente é a primeira vez que a mídia norte-coreana menciona Cuba desde que o país caribenho estabeleceu relações oficiais com Seul.
- Incêndio atinge mais de 50 mil em Los Angeles, emitida ordem de evacuação - 24 de janeiro de 2025 9:56 am
- Coréia do Norte enviará mais tropas para ajudar a Rússia - 24 de janeiro de 2025 9:49 am
- Secretário de Estado dos EUA visitará o Panamá após declaração de Trump - 24 de janeiro de 2025 9:34 am