5.7 C
Kóka
quinta-feira, 2024/04/25  8:30
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Coreia do Norte anuncia retorno de seu embaixador em Cuba

Substituição do embaixador pode estar relacionada ao estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Coreia do Sul.

Pyongyang, Coreia do Norte – 18 de março de 2024 – A Coreia do Norte anunciou que seu embaixador em Cuba realizou uma visita de despedida ao presidente cubano Miguel Diaz-Canel antes de concluir sua missão. Mídias sul-coreanas sugerem que a decisão de substituí-lo pode estar relacionada ao estabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Coreia do Sul.

O jornal oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Rodong Sinmun, relatou na segunda-feira (18), que Ma Chol Su se encontrou com o presidente cubano no sábado (16).

O periódico citou Diaz-Canel dizendo que Cuba se posicionará contra o adversário comum dos dois países, os Estados Unidos, e continuará avançando em seus laços socialistas tradicionais entre Havana e Pyongyang.

Cuba possui uma embaixada na Coreia do Norte, mas estabeleceu laços diplomáticos com a Coreia do Sul no mês passado.

O Ministério da Unificação da Coreia do Sul afirmou que a substituição deve ter representado um golpe considerável para o Norte.

A agência de notícias Radiopress, sediada em Tóquio, disse que provavelmente é a primeira vez que a mídia norte-coreana menciona Cuba desde que o país caribenho estabeleceu relações oficiais com Seul.