Pequim, China – 10 de março de 2024 – A China anunciou um plano para estabilizar seu mercado imobiliário, comprometendo-se a oferecer financiamento razoável para projetos imobiliários, mas rejeitando apoio a desenvolvedores que enfrentam insolvência.
O Ministro do Desenvolvimento Urbano e Rural, Ni Hong, falou no sábado (9), em uma coletiva de imprensa à margem do Congresso Nacional do Povo, em Pequim.
Ele informou que, até o final de fevereiro, cerca de 27 bilhões de dólares em financiamento foram aprovados para desenvolvedores com base em seus projetos.
No entanto, Ni Hong ressaltou que, de acordo com a lei, o governo fará com que os desenvolvedores paguem o preço por prejudicar o interesse público, referindo-se àqueles que enfrentam insolvência. Ele acrescentou que tais empresas devem ser declaradas falidas ou passar por reestruturação de acordo com os princípios de mercado.
Recentemente, o grande desenvolvedor Evergrande Group recebeu uma ordem de liquidação de um tribunal em Hong Kong. Outro grande desenvolvedor, Country Garden, enfrentou uma petição de liquidação apresentada por seus credores a um tribunal em Hong Kong.
O mercado imobiliário representa cerca de um quarto do PIB da China. Observadores afirmam que o governo espera estabilizar o mercado, atualmente estagnado, por meio da política de reestruturação.
- Voos da China para o Japão devem cair mais de 40% no feriado de Ano Novo Lunar - 16 de janeiro de 2026 10:24 pm
- Trump cria Conselho da Paz para administrar transição em Gaza - 16 de janeiro de 2026 10:19 pm
- Machado entrega medalha do Nobel a Trump em gesto simbólico - 16 de janeiro de 2026 10:15 pm

