Melbourne, Austrália – 7 de março de 2024 – Austrália e países do Sudeste Asiático emitiram um apelo conjunto à moderação no Mar do Sul da China durante sua cúpula em Melbourne na quarta-feira.
Os líderes da Austrália e da Associação de Nações do Sudeste Asiático adotaram uma declaração conjunta durante o encontro.
O comunicado afirmou que os líderes reconhecem “os benefícios de ter o Mar do Sul da China como um mar de paz, estabilidade e prosperidade.”
Acrescentou que eles “encorajam todos os países a evitar quaisquer ações unilaterais que coloquem em perigo a paz, segurança e estabilidade na região.”
Na terça-feira, o governo filipino afirmou que navios do governo chinês haviam disparado canhões d’água contra um navio de abastecimento filipino no Mar do Sul da China, ferindo quatro tripulantes.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse aos repórteres após a cúpula que “a Austrália está preocupada com qualquer comportamento inseguro e desestabilizador” na área.
Ele acrescentou: “É perigoso e cria riscos de cálculos errados que podem levar à escalada.”
O governo australiano anunciou que fornecerá 64 milhões de dólares australianos, cerca de 42 milhões de dólares americanos, para apoiar a segurança marítima no Sudeste Asiático.
- Coreia do Sul agradece apoio do Japão após pouso de emergência - 1 de fevereiro de 2026 2:10 am
- Economia de Taiwan cresce 8,63% e atinge maior alta em 15 anos - 1 de fevereiro de 2026 2:01 am
- México alerta que tarifa dos EUA pode gerar crise em Cuba - 1 de fevereiro de 2026 1:54 am
















