Melbourne, Austrália, 6 de março de 2024 – A ministra das Relações Exteriores da Austrália anunciou que seu país contribuirá com mais de 40 milhões de dólares americanos ao longo dos próximos quatro anos para fortalecer a segurança marítima nas nações do Sudeste Asiático.
Penny Wong conversou com o Secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Enrique Manalo, durante uma cúpula especial de três dias com a Associação de Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, em Melbourne.
Em uma referência velada à crescente presença militar de Pequim no Mar do Sul da China, Wong afirmou que seu país “observa reivindicações e ações que são inconsistentes com o direito internacional”.
Wong acrescentou: “A Austrália está trabalhando com a ASEAN para aumentar a resiliência à coerção e garantir que as vias navegáveis que nos servem a todos permaneçam abertas e acessíveis.”
Os líderes das nações do Sudeste Asiático se reuniram em Melbourne para a cúpula hospedada pelo primeiro-ministro australiano Anthony Albanese. A segurança marítima diante da crescente presença da China é esperada para ser um tema prioritário na agenda.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am