Dnipropetrovsk, Ucrânia – 10 de março de 2024 – A Rússia desencadeou outra rodada de ataques mortais no leste e sul da Ucrânia, enquanto a República Tcheca anunciou que uma iniciativa internacional havia garantido financiamento suficiente para comprar 300.000 projéteis de artilharia para ajudar Kyiv a reabastecer seu arsenal.
O governador da região oriental da Ucrânia, Dnipropetrovsk, relatou que os bombardeios russos danificaram uma casa, uma linha de energia e outras estruturas, resultando na morte de um adolescente de 16 anos e deixando outro homem hospitalizado com ferimentos.
Os ataques russos nas regiões sul de Kherson e leste de Donetsk causaram a morte de três civis e destruíram blocos residenciais.
Os ataques seguiram uma postagem nas redes sociais do primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, na sexta-feira (8).
Ele escreveu que uma iniciativa liderada pela República Tcheca “conseguiu levantar dinheiro suficiente para comprar o primeiro lote de 300.000 projéteis de artilharia”.
O esforço multinacional tem tentado fornecer à Ucrânia projéteis adquiridos conjuntamente de países não europeus. Relata-se que o arsenal de linha de frente de Kyiv está seriamente escasso.
Fiala afirmou que o objetivo do programa é entregar “muito mais” munições para a Ucrânia. Ele acrescentou que o projeto está buscando mais parceiros para continuar apoiando a Ucrânia “em sua luta corajosa contra o agressor russo”.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am