Tóquio, Japão – 26 de março de 2024 (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão – JAXA) – O astronauta japonês Wakata Koichi, o mais antigo em serviço no Japão, se aposentará da agência espacial do país no final deste mês.
Com 60 anos de idade, Wakata nasceu em 1963, na cidade de Saitama, perto de Tóquio.
Após trabalhar como engenheiro em uma companhia aérea japonesa, ele foi selecionado como candidato a astronauta em 1992 pela antecessora da JAXA, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.
Em 1996, ele embarcou no Ônibus Espacial dos EUA para sua primeira missão espacial. Ele também participou de missões espaciais em 2000 e 2009. Em 2009, voou como o primeiro residente japonês da Estação Espacial Internacional, onde permaneceu por cerca de quatro meses e meio.
Em sua quarta missão espacial, em 2013, ele voou a bordo da nave Soyuz da Rússia e se tornou o primeiro japonês a ser o comandante da ISS.
Em sua quinta missão espacial, de outubro de 2022 a março de 2023, ele embarcou em uma nave espacial privada dos EUA, a Crew Dragon, para viajar para a ISS. Ele fez sua primeira caminhada espacial durante a estadia.
Ao todo, ele realizou cinco voos espaciais, o maior número entre os astronautas japoneses. Ele passou um total de 504 dias no espaço, mais do que qualquer um de seus compatriotas.
A JAXA informou que ele concederá uma entrevista coletiva na sexta-feira (29).
- Festival de guizos de porcelana encanta em Saga - 18 de junho de 2025 8:11 am
- Taiwan testa drones marítimos em evento tecnológico - 18 de junho de 2025 8:06 am
- Japão descarta risco de tsunami após erupção na Indonésia - 18 de junho de 2025 8:00 am