Kiev, Ucrânia – 5 de fevereiro de 2024 – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, confirmou recentes relatos da mídia de que ele pode demitir o comandante-chefe, Valerii Zaluzhnyi.
Em resposta a uma pergunta sobre o assunto em uma entrevista com a emissora pública italiana RAI, transmitida no domingo, Zelenskyy disse que uma reestruturação da liderança da Ucrânia é necessária.
Ele afirmou que a reformulação poderia envolver vários líderes estaduais, e não apenas em um único setor, como o militar.
O presidente reconheceu que a guerra está, atualmente, em um impasse. Ele acrescentou que, para vencer, os ucranianos precisam avançar juntos na mesma direção.
Ele não especificou por que Zaluzhnyi será substituído, mas enfatizou que o passo era necessário para derrotar as tropas russas.
Zaluzhnyi é popular entre os ucranianos. Mas seu relacionamento com o presidente parece estar tenso, com a mídia relatando que os dois estavam em desacordo sobre o plano de mobilizar cerca de 500 mil novas tropas.
- Governo japonês anuncia medidas contra ataques de ursos - 15 de novembro de 2025 1:59 am
- LDP propõe reforço da inteligência nacional no Japão - 15 de novembro de 2025 1:55 am
- CLIC celebra 130 anos de amizade Brasil-Japão - 15 de novembro de 2025 1:05 am

