Wajima, Península de Noto, Japão – 4 de fevereiro de 2024 – Os sobreviventes do terremoto de Ano Novo na cidade de Wajima, na província de Ishikawa, região central do Japão, começaram a se mudar para habitações temporárias.
As primeiras unidades desse tipo na província foram concluídas em espaços abertos no centro da cidade. Elas foram inauguradas no sábado (3), para 18 famílias, totalizando 55 pessoas, com prioridade dada àqueles que perderam suas casas ou idosos que necessitam de cuidados especiais.
Os novos residentes começaram a entrar nos prédios pela manhã.
Entre eles está Oshita Sumiko. Um incêndio massivo na área da rua Asaichi, da cidade, destruiu a casa onde ela morava sozinha. Ela esteve em um centro de evacuação com a família de sua filha.
Em sua nova casa, Oshita verificou os eletrodomésticos, como a geladeira e a TV, e os suprimentos de emergência, que incluem utensílios de cozinha.
Ela disse estar contente, observando que muitas vezes tinha dificuldade para dormir no abrigo. Ela acrescentou que é bom poder tomar banhos agora. Ela disse querer relaxar, embora sinta falta de estar com os membros da família.
A cidade de Wajima, na Península de Noto, foi severamente atingida pelo terremoto. Autoridades municipais dizem ter recebido mais de 4.000 inscrições para habitação temporária e que a construção de 548 unidades está em andamento. A província de Ishikawa diz que planeja começar a construir cerca de 3.000 unidades até o final de março.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am