12 C
Kóka
sexta-feira, 2024/03/01  7:22
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Secretário de Estado dos EUA a caminho do Oriente Médio

Antony Blinken parte para o Oriente Médio em meio às negociações entre Israel e o Hamas para a libertação de reféns e uma pausa humanitária em Gaza.

Washington, EUA – 5 de fevereiro de 2024 – O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está a caminho do Oriente Médio enquanto as negociações entre Israel e o Hamas continuam em busca da libertação de reféns e de uma pausa humanitária nos confrontos em Gaza.

Blinken deixou os EUA no domingo (4). Sua turnê incluirá Arábia Saudita, Egito, Catar, Israel e a Cisjordânia. Catar e Egito estão mediando as negociações entre Israel e o Hamas.

Sua visita à região ocorre enquanto o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, mantém uma postura inflexível, buscando a destruição total do Hamas. No entanto, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, expressou sua intenção de buscar um cessar-fogo permanente.

Netanyahu afirmou em uma reunião do governo no domingo que as forças armadas de Israel destruíram muitos dos batalhões do grupo terrorista Hamas em Gaza. Ele também prometeu lidar com os remanescentes.

As autoridades de saúde em Gaza relatam que o número de mortos devido à ofensiva militar de Israel atingiu 27.365 no domingo.

O Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse no domingo que não pode afirmar que um acordo para uma pausa e a libertação de reféns “esteja prestes a acontecer”.