32.6 C
Kóka
quarta-feira, 2 julho, 2025 9:09: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Restabelecer o fornecimento de água em áreas atingidas pelo terremoto continua sendo um desafio-chave de recuperação

Mais de 30.000 residências e empresas ainda aguardam o restabelecimento do abastecimento de água após o terremoto que atingiu a Península de Noto, no Japão, no Dia de Ano Novo.

Noto Peninsula, Japão – 15 de fevereiro de 2024 – O terremoto que atingiu a Península de Noto, no centro do Japão, no Dia de Ano Novo, deixou grande parte das áreas afetadas sem fornecimento de água. Restaurar a água nas torneiras para mais de 30.000 residências e empresas continua sendo um desafio-chave na recuperação.

A maioria da cidade de Suzu ainda está sem água. Trabalhadores de todo o país se reuniram para ajudar nos esforços de reparo. Eles têm instalado tubulações temporárias em locais onde o terremoto danificou a infraestrutura subterrânea original.

O foco atual está em instalar uma tubulação improvisada para trazer água de uma estação de purificação para um reservatório de distribuição. O trabalho está programado para ser concluído ainda neste mês. Os trabalhadores então abrirão a água para hospitais, abrigos e residências e verificarão os danos nas tubulações originais.

Mas primeiro precisam fechar a válvula principal em cada prédio, para evitar vazamentos. Esta tarefa não é fácil, pois muitas estruturas desabaram e os moradores foram evacuados.

A cidade vizinha de Wajima também está quase inteiramente sem água encanada. O trabalho de restauração está em andamento. Uma comunidade de cerca de 10 residências em Wajima vinha usando água de nascente em sua vida diária. Mas o terremoto cortou imediatamente seus suprimentos.

Os residentes gerenciavam a instalação, então agora são responsáveis por repará-la. A maioria dos moradores está em outros lugares. Kawabata Haruo diz que seria difícil para ele desenterrar as tubulações sozinho para encontrar quais partes foram danificadas. Ele diz que não pode lavar roupa nem tomar banho e está preocupado que outros moradores não voltem se o fornecimento de água não for restaurado. Aproximadamente 1.000 pessoas, ou 4 por cento da população de Wajima, viviam em 47 comunidades semelhantes, gerenciando suas próprias instalações de água.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img