Moscou, Rússia – 29 de fevereiro de 2024 – O novo embaixador do Japão na Rússia, Muto Akira, anunciou em coletiva de imprensa realizada em Moscou nesta quarta-feira (28), que Tóquio expandirá os intercâmbios culturais com a capital russa, mantendo as sanções em vigor devido à situação na Ucrânia.
Muto Akira, que assumiu o cargo na Rússia em dezembro, destacou a importância da unidade entre o Japão e os países ocidentais na imposição de sanções contra a Rússia.
Ele ressaltou que é natural para o Japão aderir à política de resolver questões territoriais e assinar um tratado de paz com a Rússia.
O Japão reivindica quatro ilhas do norte controladas pela Rússia, argumentando que fazem parte intrínseca do território japonês e foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
Muto afirmou que, para alcançar esse objetivo, a promoção do entendimento mútuo por meio do diálogo com a Rússia será necessária.
Ele indicou que Tóquio expandirá seus programas de intercâmbio cultural este ano, com foco principalmente nos jovens.
Entre os programas de intercâmbio cultural suspensos após a invasão russa da Ucrânia, o Japão já retomou a aceitação de estudantes com bolsas do governo e jovens pesquisadores da Rússia.
Muto afirmou que, neste ano, Tóquio planeja convidar professores e alunos de língua japonesa para o Japão e realizar exposições e eventos para exibir filmes russos.
O embaixador destacou a necessidade de mudar a forma de pensar sobre o que pode ser feito em meio à guerra prolongada.
- Tempestade Fung-wong deixa mortos e feridos nas Filipinas e Taiwan - 13 de novembro de 2025 6:25 am
- Porta-aviões dos EUA aumenta tensão com Venezuela - 13 de novembro de 2025 6:10 am
- SoftBank registra lucro recorde impulsionado por OpenAI - 13 de novembro de 2025 5:09 am

